Por que Net Zero?
Foco na redução da emissão de carbono de forma absoluta
As evidências científicas e as catástrofes climáticas mostram que o aquecimento global não é como uma “torneira” que pode ser desligada se interrompermos o fluxo de emissões dos combustíveis fósseis de imediato. O volume de CO2 e outros gases de efeito estufa que estão na atmosfera vão continuar aquecendo o planeta por muitos anos.
Portanto a missão global para reverter esse quadro não pode se limitar a neutralidade de emissões no balanço atual (carbono neutral). Temos que reduzir as emissões atuais a níveis anteriores ao presente.
Países, empresas e até pessoas famosas anunciam se comprometer com emissões neutras de carbono para combater a mudança climática. Em tese, trata-se de um conceito simples: é a soma zero entre o total de emissões de gases de efeito estufa e compensação pelo que é removido da atmosfera ou comprado em créditos de carbono renovável.
Net Zero é diferente de Carbon Neutral (neutro em carbono). Net zero foca na redução da emissão de carbono de forma absoluta e compensando apenas o que for inevitável tecnológica ou economicamente. Carbon Neutral é mais empregado em compromissos para evitar futura emissão incremental ou usando compensações para as emissões atuais.
O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática foi descrito como um sinal de alerta máximo (Code Red) para a humanidade.
Apesar do amplo compromisso por parte dos países mais desenvolvidos e empresas para atingir metas Net Zero até 2050, nem todos apresentaram planos de ação claros até aqui mas os Estados Unidos pretende liderar a revolução verde com iniciativas como o IRA – Inflation Reduction Act e iniciativas coordenadas como o plano para SAF Net Zero. A Europa respondeu com o plano “Green Deal”. Em ambos os casos haverá uma estratégia econômica e geopolítica de reforçar ou mesmo construir cadeias produtivas verdes regionais geradora de novos empregos e impacto socio-ambiental.
A GranBio nasceu em 2011 com o objetivo de ser relevante em soluções tecnológicas e empresariais para reverter a mudança climática e suas consequências para o futuro do planeta.
Nós queremos ser viabilizadores de projetos e investimentos para descarbonizar o setor de transportes, embalagens e outros produtos plásticos e petroquímicos.
As soluções tecnológicas das plataformas de biorrefino da GranBio alimentadas por cana energia, resíduos agrícolas ou madeira renovável de plantas ociosas de papel e celulose são uma realidade pronta para execução imediata.