Redução de gases de efeito estufa
Ao utilizar como matéria prima o carbono da biomassa, o etanol 2G tende a alcançar emissão neutra de carbono (Net Zero). Quando comparado à gasolina, a redução da emissão é de mais de 90%.
Produção de Etanol 2G é direta, robusta e confiável
A produção de etanol 2G é mais sofisticada que a do etanol convencional. Tem processos diferentes, como pré-tratamento e a hidrólise, que permitem o acesso aos açúcares contidos nas fibras.
Ao utilizar como matéria prima o carbono da biomassa, o etanol 2G tende a alcançar emissão neutra de carbono (Net Zero). Quando comparado à gasolina, a redução da emissão é de mais de 90%.
A utilização de resíduos agrícolas, que antes eram descartados ou abandonados, tem o potencial de aumentar a receita por área plantada para o produtor. Na prática, trata-se de uma efetiva aplicação do conceito de economia circular, uma vez que aproveita o ciclo renovável do carbono obtido na fotossíntese das plantas.
Pode ser produzido em qualquer lugar do mundo onde haja madeira, produção agrícola ou potencial para plantio de gramíneas como capim-elefante, sorgo ou a cana-energia. Essa característica oferece auto-suficiência e soberania energética potencial para países que não tenham alta produção de petróleo.
A GranBio acredita que a cana-energia tem potencial para produzir 24 mil litros de etanol 1G + 2G por hectare. Isso significa que toda a gasolina consumida no planeta poderia ser substituída por apenas 80 milhões de hectares com o devido trato agricola. A África tem mais de 1 bilhão de hectares degradados e não-utilizados para produção agrícola.
Permite o aumento da produção de etanol no Brasil em 50%, sem necessidade de expansão de uso de área agrícola.
Apesar de sua produção ser atualmente mais cara que a do etanol convencional (de cana ou de milho), o avanço dos processos de produção e da tecnologia apontam para uma competitividade de custo equivalente em até 5 anos. Além disso, quando considerado o crédito de carbono equivalente, já reconhecido no preço do etanol 2G na Europa, por exemplo, a margem de lucro é comparável.