Bioquímicos
Neutralidade na emissão de carbono e biodegrabilidade
Os bioquímicos oferecem potencialmente duas vantagens sustentáveis incontestáveis para a sociedade e o planeta: neutralidade na emissão de carbono (Net Zero) e biodegrabilidade.
Os bioquímicos a partir da biomassa utilizam o carbono jovem do CO2 capturado na fotossíntese das plantas, renovados sazonalmente e fixado nas raízes. São produzidos a partir de biologia sintética e bioquímica aplicadas em processos de biodigestão industriais acoplados em operações unitárias convencionais de refino e catálise química.
O potencial de substituição de plásticos e químicos de origem fóssil por produtos sustentáveis a partir da biomassa é amplo e abrange quase todos os tipos.
A GranBio já desenvolveu rotas integradas competitivas em parceria com grandes empresas do setor petroquímico a partir do açúcar celulósico utilizando a plataforma AVAP para as seguintes moléculas:
- Butanodiol (BDO): utilizando leveduras geneticamente modificado e processo de fermentação demonstrado em escala industrial, o açúcar celulósico AVAP performou semelhante ao açúcar de milho (dextrose), com a vantagem de não concorrer com alimento. O BDO é um álcool bifuncional amplamente utilizado na indústria química para formar poliexter, solventes, plásticos de engenharia, produtos químicos eletrônicos e fibras elásticas. A GranBio realizou campanhas de demonstração tecnológica com dois parcerios estratégicos empregado chips de madeira como matéria prima.
- nButanol: a GranBio possui patente e tecnologia para o bioprocesso integrado para produção de nButanol a partir da biomassa empregando a plataforma AVAP demonstrada em planta piloto no centro de P&D de Thomaston, Georgia. O nButanol é um solvente orgânico aplicado na indústria de plastificantes, vernizes e tintas acrílicas.
- Ácido Succínico: a GranBio demonstrou a integração da plataforma AVAP com microorganismo e processo de uma líder química do setor na produção de Ácido Succínico que pode ser aplicado como aromatizante e neutralizante, bem como em aplicações medicinais com propriedares anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes, como protetores contra a radiação ou ainda como suplemento alimentar.
- Ácido Poliático (PLA): é um termoplástico biodegradável que pode ser obtido a partir do açúcar celulósico AVAP e que se aliado à nanocelulose BioPlus, oferece características de durabilidade e resistência superior a plásticos petroquímicos com ampla vantagem ambiental em embalagens, componentes de automóveis e peças industriais.