img_header_noticias

Press Releases

GranBio, empresa de biotecnologia, é reconhecida pela quarta vez como Pró-Ética pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e CGU

07/12/2017

São Paulo, 7 de dezembro de 2017 – Os esforços da GranBio em promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente foram novamente reconhecidos. A empresa de biotecnologia industrial 100% brasileira fundada por Bernardo Gradin está, pela quarta vez consecutiva, na lista de Empresas Pró-Ética do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU).

A iniciativa criada pelo Ministério em parceria com o Instituto Ethos tem o objetivo de promover uma atmosfera transparente e íntegra entre as empresas. Para isso, reconhece publicamente os esforços dos setores público e privado, que investem em boas medidas de prevenção e combate a fraudes e à corrupção. O anúncio das 23 empresas que compõe a lista foi feito durante a 4ª Conferência Lei da Empresa Limpa, em Brasília, evento que também promoveu o debate de temas relacionados à aplicação da Lei Empresa Limpa, também conhecida como Lei Anticorrupção.

O presidente da GranBio, Bernardo Gradin, ressalta a importância desta premiação para a companhia. “É muito gratificante fazer parte da lista de Empresas Pró-Ética novamente. Este reconhecimento reafirma o compromisso da GranBio com a ética e mostra que continuamos no caminho certo, além disso, reforça a importância dos princípios e valores que permeiam nossa forma de atuar e nos relacionar com todos os públicos”, afirma Gradin. A empresa obteve o selo de Empresa Pró-Ética pela primeira vez em 2013, com apenas dois anos de existência, a mais jovem a fazer parte da lista.

As empresas que se inscrevem no Pró-Ética, têm as iniciativas do seu programa de integridade avaliadas por um comitê-gestor, que leva em consideração aspectos como o nível de comprometimento da alta direção e compromisso com a ética, além das políticas e dos procedimentos internos de integridade, ações de comunicação e treinamento, canais de denúncia, análise de risco e monitoramento, entre outros. Em 2017, 375 empresas fizeram a inscrição, um aumento de 92% em relação ao ano anterior.

A coordenadora de Compliance da GranBo, Criatiane Oliveira, explica como as empresas podem aproveitar a avaliação feita pelo comitê para melhorar seus programas e medidas a cada ano. “Quando participamos do Pró-Ética, recebemos um relatório, feito por um grupo de especialistas, que traz uma análise detalhada dos nossos procedimentos de integridade e de controles. Este material nos dá base para continuarmos aprimorando nossas práticas e seguirmos no caminho certo”, enfatiza Cristiane.

Sobre a GranBio

A GranBio é uma empresa brasileira de biotecnologia industrial, que cria soluções para produzir energia renovável a partir da palha e de bagaço da cana-de-açúcar. Pioneira na produção de etanol de segunda geração (2G), no Hemisfério Sul, a companhia é a única do setor que atua do começo ao fim da cadeia produtiva - da matéria-prima à distribuição do produto final -, integrando tecnologias próprias e de parceiros. Fundada em 2011 pelo empresário Bernardo Gradin, é controlada pela GranInvestimentos S.A.